quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Exame

(Exam, 2009)
Até onde você iria; Oque você faria; Como você faria; Você mataria pelo emprego dos sonhos? Perguntas colocadas em prática em Exam, filme do novato Stuart Hazeldine. Em uma sala, 8 candidatos à um emprego em uma empresa que ninguem sabe ao certo qual, recebem instruções sobre como proceder nessa nova etapa da seleção. Na verdade, a única coisa que fica clara na explicação do "vigilante" é: Há uma questão e uma resposta. A partir disso, freneticamente, os candidatos se unem para descobrir qual é a maldita questão, que esta implicita em algum lugar.

Criar um círculo de confiança nos filmes é uma coisa confusa e que sempre gera tensão e paranóia. No caso de Exam, os 8 candidatos concorrem a uma única vaga de emprego e mesmo assim, trabalham em equipe. Ja era de se esperar muitas intrigas, mentiras e jogos psicológicos, desde que o filme se passa TODO dentro de uma única sala.

O legal do filme são os diálogos, que ao longo do filme, te colocam no exterior da sala, mesmo sem sair da sala. Como o telespectador não conhece nada dos personagens, a única coisa que aguça a curiosidade sobre suas vidas é a palavra do próprio personagem. Ou seja: se ele falar que é psicólogo, pode ser verdade ou não, quem sabe ao certo? Questão fundamental que desenrola o filme todo, cheio de incoerências de personalidade.

Referência de "Cubo" e "Jogos mortais" são totalmente visíveis no filme, só que sem a violência de ambos. Exam brinca mais com o psicológico acima de tudo; brinca com a desconfiança, inimizade, misturado com o clima de intrigas e cheiro de mentiras.

Exam tem uma única questão que esta totalmente na nossa frente ao mesmo tempo que não. Logo no começo, se você for muito atento mesmo, a resposta para a tal pergunta se mostra visivel. Confuso, claustrofóbico, paranóico e divertido, o filme se alastra pelos 80 minutos de pura tensão e desconfiança.

No response to “Exame”

Postar um comentário