segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mr. Vingança

(Boksuneun naui geot, 2002)



Quando eu vi "Old Boy", contestava, mesmo sem saber, que não teria como os outros dois filmes da trilogia da vingança, ao menos chegarem aos pés do mesmo. Agora que eu terminei de ver a trilogia, vejo que estava errado. Falar: "Esse filme foi um soco no estômago" não se enquadra em Mr Vingança; a sensação predominante no filme é de uma facada na testa, mesmo.

Sua irmã precisa de um transplante de rim, urgente. Sem doadores compatíveis, Ryu recorre ao mercado negro, que, o engana e ainda levam seu rim. Então que ele e sua namorada ativista decidem sequestrar a filha de um poderoso empresário, para obter dinheiro o suficiente para "subornar" um médico em troca de um rim, para sua irmã. Paro de contar o filme, que daqui em diante a trama fica (mais)construtiva e, qualquer deslize que eu der, vira spoiler.

Não só na trilogia, como na maioria (se não em todos) de seus filmes, Chan-wook park diferencia o personagem principal com uma caracteristica exótica, bem chamativa. No caso de Lady vingança, as sombras dos olhos, cor vermelho sangue; em Old Boy, o personagem em si (quem assistiu entende); agora, em Mr. vingança, o personagem principal tem cabelos verdes... e é surdo-mudo.

Forte e violento, Mr vingança abre a trilogia, mostrando que a vingança não é fria; Ao contrário, é quente, até demais; Prepare-se para sofrer junto com os personagens do filme.  A dor psicológica que Ryu sofre no filme é angustiante. O ator Shin Ha-Kyun, que até então eu desconhecia, da um show de apresentação, mesmo seu personagem sendo surdo-mudo. Pensar que interpretar um surdo-mudo é tarefa fácil, chega a ser burrice, desde que suas expressões de sofrimento, alegria, insatisfação e tudo mais, vão ser bem mais cobradas que o normal, e nisso, Ha-Kyun não peca; transpareceu muito bem os sentimentos do seu personagem.

O roteiro te pega desprevinido, e quando você menos espera, algo que provavelmente deixará queixos caídos, acontece. A essência de Chan-wook park é essa: o conhecer do imprevisivel. Em todos seus filmes, é impossivel prever oque vai acontecer na próxima cena. Essa jogada de roteiro, que acaba prendendo a atenção o filme todo, me lembra muito a direção dos Coen, que também brincam com o desenrolar do roteiro de uma maneira imprescindivel.

Ainda no assunto direção; As tomadas de Mr Vingança aguçam a curiosidade, nervos e ansiedade do telespectador. Principal exemplo disso é nas cenas que Chan-wook park filma um personagem, mas o enfoque da história esta em outro personagem em paralelo com a câmera, oque nos deixa sem saber oque esta acontecendo ao certo. Tudo isso recheado com cenas triste e/ou fortes, atmosfera tensa e até algumas tiradas de humor negro, que na verdade, não conseguem tirar o peso que o filme proporciona sobre quem o assiste.

Mr vingança abriu a trilogia da vingança; old boy deu continuidade e lady vingança a fechou. Agora, falar qual dos três é o melhor, é uma tarefa impossivel, ao meu ver. São três tipos de vingança diferentes: Lady vingança fala da vingança em busca da redenção. Old boy fala da vingança em busca de respostas. Mr vingança fala de vingança átras de vingança; Mostra que no mundo da vingança, não há o certo e o errado, o mocinho e o vilão. Acho que esse é o ponto forte de Mr vingança: mostrar de forma crua que a busca pela vingança é um círculo sangrento, sem garantias; onde mesmo você sendo bom, pode se tornar mal, e por fim, nada vai acabar bem.



No response to “Mr. Vingança”

Postar um comentário