quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Homem elefante

(Elephant man, 1980)



Baseado na história real de Joseph Merrick, um cidadão inglês que ficou conhecido como homem elefante, devido vários tumores e deformidade espalhados pelo corpo, causados por uma doença: elefantíase. Era forçado a trabalhar em um circo, onde o tratavam como uma criatura bizarra e lucrativa. Depois que o doutor Frederick vê seu estado, decide o ajudar.

Para surtir mais efeito, o legal é conhecer a história injusta por trás do filme, primeiro. 

Acho que se esse filme fosse dirigido por outra pessoa, não daria tão certo. Nas mãos do cultuado David Lynch, só podemos classificá-lo como obra prima. Lynch consegue associar sentimentos perturbadores, tristes e chocantes, em quase duas horas de projeção do longa, com Anthony Hopkins muito bem, e o incrível John Hurt encarnado no Homem elefante. O roteiro do filme foi baseado nos escritos do doutor Frederick sobre o homem elefante. Devido a uma confusão (que não sei explicar direito) é notável ver a troca de nome do personagem no filme: John Merrick.

A fotografia em preto e branco gera um sentimento mais profundo, de angústia. Lynch nos coloca dentro do filme, lado a lado, sem ação, com o sofrimento do homem elefante. E depois disso, a tristeza é redundante (Precisei de uma hora e muitos cigarros, só pra tirar o nervoso que o filme causou, da cabeça). Como em Eraserhead, Cidade dos sonhos e outras obras do Lynch, os personagens nesse aqui, sem contar o homem elefante, são de aspecto bizarro; mas por final, os personagens que não causam uma primeira "boa impressão", são os mais gentis e que geram mais simpatia.

Uma ótima cinebiografia de uma história de injustiça e esperança. Triste e profundo, Homem elefante vai te colocar ao lado da escória da humanidade.

One response to “Homem elefante”

Gilciano disse...

"Cesar.

Fique atento ao filme "Venus Noire", do Abdellatif Kechiche, que conta a história também verídica da "Venus hotentote".Este filme foi apresentado em Veneza este ano.A vertente é a mesma. Abç. Gilciano."

Postar um comentário