quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Brilho de uma paixão

Bright Star (2009)


“Brilho de uma paixão” é um presente para os românticos e apreciadores de longas que cultuam o amor. John Keats (1795-1821) foi um dos maiores nomes do romantismo na Inglaterra, que viveu para sua poesia e amou ardentemente Fanny Brawne (1800-1865), sua musa. Muita gente pensa que “Brilho de uma paixão” é uma adaptação literária, mas não é. O filme é baseado na vida de John Keats, só que, sob o ponto de vista de Fanny.

A história se passa na Inglaterra em 1819, Fanny (Abbie Cornish) e Keats (Ben Whishaw) eram vizinhos e apenas uma parede os dividia. Fanny era muito sociável e passou a visitá-lo com frequência, chegando até a pedi-lo que a desse aulas sobre poesia. Esse não é o tipo de filme que usa como muleta certas expressões que esfregam na cara do espectador que logo logo eles vão se apaixonar. Tudo acontece naturalmente, tanto que fica dificil perceber onde a relação dos dois começou. Cada encontro era como se fosse o primeiro. “Brilho de uma paixão” é inocente, delicado e apaixonante.

Seria muito fácil rechea-lo de clichês, afinal, o amor de ambos só não foi consumado porque Keats morre aos 26 anos de tuberculose... Mas, a vencedora do Oscar Jane Campion se arriscou numa história que, previamente, agradaria apenas aos ingleses e amantes da poesia, e inovou o gênero (que está bastante saturado por sinal).

Podemos dizer que os poemas tornaram-se os protagonistas do longa, sendo que cada palavra que Fanny e Keats trocavam, fazia menção à alguma obra e procurava sempre expressar o amor que sentiam um pelo outro. “Brilho de uma paixão” é um ótimo romance/drama, e possui, sem dúvida, uma fotografia impecável!

Curiosidade: Carta que John Keats escreveu para Fanny Brawne quando estava na Itália.

Por: Denise Carvalho

3 Responses to “Brilho de uma paixão”

Os filmes de Jane Campion geralmente tem uma bela composição de cena. Bright Star é um bom filme, com uma história comovente. Recomendo.

Parabéns pelo blog :D

Anônimo disse...

Belíssimo filme! Denise, fala que Abbie Cornish não merecia a indicação mais que qualquer outra ali?! E a fotografia? E o Paul Schneider?! Afis!

Enfim.. de injustiças são feitas o Oscar!

Muito recomendado!

André

Denise disse...

Tecnicamente, concordo que o filme foi bem injustiçado. Mas quanto a atuação da Abbie, eu acho que as indicados foram incriveis nos respectivos papéis. Dificil escolha, mas achei justo :))

Postar um comentário