sábado, 10 de julho de 2010

Gosto de vingança

(Dalkomhan insaeng, 2005)

Sem pretensão alguma, certo dia peguei pra assistir um terror-psicológico chamado "Tales of two sisters". Quando o filme acabou, estava de boca aberta e maravilhado. O diretor, Jii-woon Kim, com um toque sombrio e magnifico, fez um - senão o melhor - terror psicológico, não só asiático, mas sim mundial. Depois desse filme, eu não corri mais atras de nenhum outro, desse mesmo diretor. Até que me deparei com "Gosto de vingança".

O cinema coreano ja mostrou em varios filmes que tem potencial. Filmes como - o já citado - Tales of two sister, Madeo (Mother), A trilogia da vingança, do Chan-wook Park entre outros, são aclamados pela mídia, que ja disse que o cinema coreano é o que mais deu bons filmes, ultimamente.

Em "gosto de vingança" - que muitos assimiliam com "Old Boy", devido à temática vingança -, o diretor nos coloca diante um "executador" da máfia coreana, que recebe a missão de vigiar a amada de seu chefe, para saber se ela tem um amante (ou não). Quando ele descobre a verdade, tenta encobrir a moça, fazendo um trato com ela:  o amante e ela nunca mais se veriam; e aquele flagra jamais havia acontecido. 
De alguma forma, o seu chefe descobre a tramóia e decide o matar. Reviravoltas acontecem, e a única coisa que esta na cabeça de Sum, é vingança.

"Tudo bem, mais um filme de vingança" - muitos devem ter pensado assim. ENTRETANTO, "Gosto de vingança" é uma experiência coreana maravilhosa, que deixam muitos filmes que - tentam - usam a temática vingança, no chinelo. 

O começo do filme é meio cansativo, mas uma boa introdução para realmente começar a trama. O diretor abusa de um clima sinistro, sempre enfatizando o preto e o vermelho, ao longo do filme. Ao mesmo tempo que o ódio toma forma do longa, nos deparamos com uma bela trilha sonora clássica, do músico Chopin.

As cenas de ação, que não são muitas, mas são bem feitas - muito bem feitas, a propósito -, misturam o domínio do personagem principal em artes marciais, armas de fogo e armas brancas, com alguns inimigos e muito sangue. Falando em sangue, o ápice do filme é na cena final, que é bem sangrenta; estilo Taxi Driver, Scarface.

Enfim, "Gosto de vingança" contribui com a reputação da Coréia, sendo um ótimo filme de um ótimo diretor. Esperamos que ele possa nos agraciar mais e mais com suas obras, que no mínimo, são curiosas e intrigantes. A propósito: Gosto de vingança é o primeiro filme de ação noir coreano, oque gerará várias referências para o gênero (que já não é muito explorado) no continente asiático e quem sabe em outros países, tambem.


No response to “Gosto de vingança”

Postar um comentário