segunda-feira, 26 de julho de 2010

Verão eterno

(shèng xià guāng nián, 2006)




 Aposto que muitas pessoas ao lerem a sinopse desse filme, vão deixar o preconceito falar mais alto e abandonar a possibilidade de ao menos assisti-lo. Digo isso desde que, "Verão eterno", como ja citei no cabeçalho, é um filme asiático; Além disso, é um drama não-convencional no continente asiático, já que aborda uma questão homossexual.

A trama tem ínicio na infância de dois garotos, completamente diferentes: um é Johnatan, bom aluno, disciplinado e monitor da sala; o outro é Shane, garoto problemático e sem amigos. A amizade começa por intermédio da professora, que "força" Johnatan a fazer amizade com Shane, para ver se o mesmo consegue mudar suas atitudes. A história se alastra até os tempos de colegial, onde o laço de amizade entre os dois se torna sólido. Tudo muda quando uma garota entra na vida deles e logo começa um triângulo amoroso confuso.

Falar de "verão eterno" é  estranho; o filme tem uma expressão sentimentalista delicada e sensível, da qual, a maioria das pessoas ja sentiu na pele, sem distinção de sexo; portanto, falar do filme é a mesma coisa que escrever uma parte de nossa vida em um diário, qual o mundo inteiro vai ler.

Diferentes dos tipicos romances americanos, esse, em particular, explora o tema "o amor machuca" de uma maneira voraz, mais profunda. A trama, mediante os personagens, é simples e complexa ao mesmo tempo. O diretor, Leste Chen, explorou muito bem os três personagens principais, sobretudo Johntan, que logo no começo manifesta seus interesses homossexuais, mediante seu possível namoro com Carrie.

O ponto fraco do filme, fica por conta da trilha sonora, que aparece constantemente, até em casos desnecessarios, tornando-a enjoativa. Entretanto, a trilha é doce, suave, oque deixou o filme em cada tomada mais sensível e melancólico. Portanto, mesmo enjoativa, é inerente a película, desde que sem ela, o filme perderia uma boa parte  de sua essência.

"Verão eterno" segura na poltrona o telespectador, com um romance nada peculiar e um final dramático e ao mesmo tempo emocionante.

No response to “Verão eterno”

Postar um comentário