segunda-feira, 12 de julho de 2010

A professora de piano

[La pianist, 2000]



Que Michael Haneke é um gênio, todos nós sabemos. Mas depois de assistir A professora de piano, não sobra dúvida alguma em tal argumento. O filme nos coloca ao lado de Érika, professora de piano rígida e dura com seus alunos. Mora com a mãe possessiva e autoritária, qual é a autora de sua repressão sexual, onde vivem em uma relação destrutiva.

As cenas decorrentes de A professora de piano, nos colocam contra a parede: Ao mesmo tempo que o som suave do piano flui ao fundo do filme, Haneke nos joga cenas sadomasoquitas - anseios da professora - com certo distúrbio sexual. Quando um jovem se apaixona pela professora, ela não consegue definir um sentimento pelo rapaz, ofuscando ódio e amor, gerando ações - por parte da professora - insanas e grotescas.

Isabelle Huppert atuou como a professora, e atuou bem. Suas expressões são frias e sádicas, gerando um certo realismo a professora. Ganhou vários prêmios por sua bela atuação, em qual um deles consiste no prêmio de melhor atriz,  em Cannes (2001).

Baseado no livro de Elfried Jelinke, a professora de piano é um filme de pura tensão, que debate conflitos psicológicos-sexuais de uma maneira forte e crua. Haneke nos mostra uma narrativa única e um final intrigante, que nos deixa sem saber ou imaginar oque se passa na cabeça da professora; oque causa frustação e confusão no telespectador.




One response to “A professora de piano”

Anônimo disse...

enfim encontrei um lugar onde realmente o filme n está excluido...pelo menos o trailer..


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
parabéns!

Postar um comentário