quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Rec] ²

 ([Rec]², 2009)


No meio do saturado gênero terror, surge [Rec]; uma película espanhola de Jaume Balagueró e Paco Plaza, gravada em hand-cam. O filme foi um estrondo, ganhando vários prêmios populares e de júris. A história é simples: Angela Vidal, repórter de um programa desses que passam de madrugada, faz uma visita ao corpo de bombeiros. Tudo parecia normal, até uma chamada quebrar o sossego: em um prédio, uma senhora gritava e fazia barulhos estranhos. O corpo de bombeiros é acionado e eles vão até o lugar verificar. Depois de uma sequência sangrenta envolvendo essa velha senhora "inofensiva", eles se vêem presos dentro do prédio, em quarentena.

Distante do que parecia ser um roteiro fraco, [Rec] nos colocou frente-a-frente com um vírus misterioso, zumbis violentos e totalmente agressivos (mais que o normal), em um ambiente pra lá de real e claustrofóbico. O mistério do que era o vírus, de como a contaminação foi gerada e tudo mais que pudesse esclarecer a trama era totalmente implicita, oque nos colocava em uma situação de tensão e curiosidade elevada. Esse foi o forte de [Rec]: o desconhecido.

Como o mal de toda produtora de cinema, quando um filme dá lucros para a empresa, o mesmo tende a ter continuações. Em Rec 2, surge a explicação de tudo que ficou oculto no primeiro. Uma sequência no minimo desnecessária.

Diferente do primeiro, Rec 2 só esta ai para nos impressionar com seus efeitos em primeira pessoa e uma histórinha desagradável que quebrou todo o clima que seu antecessor criou. O filme começa logo após o final do primeiro, com um grupo da Swat, com câmeras, que entra no prédio para descobrir oque estava acontecendo lá dentro.

Os fatos decorrentes são de explicações religiosas e fenômenos diabólicos, envolvendo possessões demoníacas. Até então a trama se encaixou com oque ficou em aberto no primeiro, mas mesmo assim não ficou bom.

Estamos perante uma direção "legal", que soube usar a câmera, mas não soube controlar o fluxo dos efeitos; tudo isso causando certo desconforto e tédio, em assistir o filme até o final. As cenas de sustos são nulas (você não vai sentir o calafrio que sentiu assistindo [Rec] denovo).

Rec foi criado, não pra virar uma franquia, mas sim para ser único. Agora vai sair Rec 3, onde por acaso, a cena vai ser nas ruas (pelo que parece). E assim, como Donnie Darko, Efeito borboleta... a indústria cinematográfica consegue fod** mais uma obra atual.


One response to “[Rec] ²”

Ana Praconi disse...

Também vi Rec 2 e fiquei bastante decepcionada. Primeiro porque é completamente desnecessário e de fato conseguiram arruinar todo o hype do primeiro... enfim. Quem não quiser arruinar a imagem do primeiro, aconselho que fique longe da sequencia.

Postar um comentário